terça-feira, 31 de outubro de 2017

Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas

A Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)- 2016/2020 - foi aprovada a 27 de março de 2013 através da Resolução do Concelho de Ministros nº25/2013, sendo a mesma coordenada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas surge na sequência de um desafio lançado pela União Europeia aos Estados-Membros e reconhece, nos termos da própria Resolução do Concelho de Ministros, as graves dificuldades de integração que ainda afetam as comunidades ciganas portuguesas.

Em 2017 realizou-se uma reflexão sobre a ENICC tendo sido identificado um conjunto de pontos fortes e fracos associados à conceção, implementação e resultados produzidos pela Estratégia. Considerou-se ser este o momento para pensar a reformulação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas potenciando resultados já alcançados e promovendo, simultaneamente, uma maior divulgação da ENICC e um mais forte envolvimento das comunidades ciganas, de autarquias e de entidades locais.

Para esta reformulação o ACM conta com a colaboração do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social que será responsável pela organização e dinamização de grupos de discussão que permitirão refletir sobre as questões associadas à inclusão das pessoas ciganas, estabelecer objetivos e identificar pistas de intervenção.

Hoje na sede da UDIPSS de Setúbal o grupo de discussão realizou os seus trabalhos. Temos a convicção de que este é um tema de grande interesse e pertinência para o desenvolvimento social do país e de certas comunidades, em particular. 

Sem comentários:

Enviar um comentário