sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Para reflexão!
Opinião
Idoso: A vítima
Por: Carlos Anjos, Presidente da Comissão de Proteção de Vítimas de Crimes
Assinala-se hoje o dia europeu da vítima de crime. Todas as vítimas merecem apoio, mas permitam-me que saliente os idosos.COMENTÁRIO MAIS VOTADO
Em 2012, foram participados às autoridades 809 crimes contra idosos. Certamente há mais, mas estes foram os participados às autoridades. A maioria das vítimas tinha entre 65 e 70 anos.

E quem são os agressores? Aqui começa a vergonha. Em 39% dos casos, o crime foi cometido pelos filhos. Em 29% foi cometido pelo cônjuge. Muitas vezes, nesta idade um dos cônjuges é doente, tem dificuldade de movimentos e ainda é agredido pelo outro. Os outros agressores são o genro, a nora e, pasme-se, em 25 casos (3,1%) o agressor é o neto. Apenas em 14,8% dos casos, o agressor é uma pessoa fora da família.

Que sociedade é esta, onde as vítimas são aquelas que nos ajudaram a caminhar, aquelas que nos deram a vida. Como pode um filho bater num pai? Temos de nos envergonhar destes números. Estamos a tratar miseravelmente a nossa história. Mas o que dá que pensar é que a maioria dos agressores tem entre 45 e 50 anos. Convinha que essas pessoas pensassem que estão a 10/15 anos de começarem a ser agredidos.


Correio da Manhã 2013-02-22

C/ devida vénia FITI - Federação das Instituições de Terceira Idade

Sem comentários:

Enviar um comentário