segunda-feira, 22 de abril de 2013

in ROSTOS.PT

 

autarquias rostos.pt - o seu diário digital


ROTEIRO DAS FREGUESIAS DO BARREIRO
PROBLEMAS SOCIAIS ABORDADOS EM CONVERSAS COM INSTITUIÇÕES


ROTEIRO DAS FREGUESIAS DO BARREIRO<br>
PROBLEMAS SOCIAIS ABORDADOS EM CONVERSAS COM INSTITUIÇÕESO crescimento das carências a nível da alimentação e materiais escolares, entre outras necessidades, foi um dos principais temas abordados nas visitas do Executivo Municipal e da Junta de Freguesia do Barreiro às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas e entidades no âmbito do Roteiro das Freguesias.


O Roteiro das Freguesias do Barreiro teve início no dia 16 de abril com a visita à Escola Básica Professor José Joaquim Rita Seixas. O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora Regina Janeiro, responsável pela Educação, e o Presidente da Junta de Freguesia, Raúl Malacão, visitaram as salas de aula e questionaram os alunos sobre o que gostariam de ter na escola. Recorde-se que a EB Professor José Joaquim Rita Seixas tem cerca de 230 alunos do 1º ciclo e 50 do pré-escolar.
De seguida, a comitiva visitou a Divisão da PSP do Barreiro, nas instalações da Baía Tejo, onde abordaram assuntos como o decréscimo da criminalidade geral no Concelho do Barreiro ou as ações, realizadas em colaboração com a Autarquia, no sentido de sensibilizar a população mais vulnerável para a prevenção de roubos e furtos.
O Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste foi o último local visitado no dia 16. Com os responsáveis dos Bombeiros, os eleitos conversaram sobre os problemas sociais verificados pela corporação relativamente à população do Barreiro, a degradação do parque habitacional, entre outros assuntos. Um dos temas abordados foi o Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento, organizado pelos Bombeiros Sul e Sueste. Esta iniciativa que irá decorrer, de 6 a 9 de junho, terá lugar no quartel e contará com 24 equipas participantes.

No dia 17 de abril, Executivo Municipal e da Junta de Freguesia visitaram a Escola Secundária Alfredo da Silva onde abordaram alguns problemas verificados com os alunos em termos de indisciplina e de carências ao nível da alimentação e material escolar. Foi salientado o facto dos problemas financeiros das famílias se refletirem no comportamento dos alunos.
Esta escola, com cerca de 800 alunos, seria um dos estabelecimentos a requalificar no âmbito do Parque Escolar. No entanto, esta obra, por parte da Administração Central, não avançou. Sendo uma escola de referência a nível pedagógico, necessita, porém, tal como alertou a Direção, de uma adaptação em termos tecnológicos e de espaço destinado aos alunos.
De seguida foi visitado o Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes, onde a comitiva falou com os responsáveis da IPSS sobre os serviços de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, os apoios protocolados com a Segurança Social, entre outros aspetos. Foi também abordado o Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados para cerca de 60 pessoas ao qual a instituição aderiu.
A dinamização pastoral e trabalhos de requalificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foram alguns dos temas falados na visita a esta Igreja.
De seguida, a comitiva visitou o Colégio Minerva, com alunos até aos 4 anos, a Persona - Associação de Apoio a Doentes Mentais Crónicos (Bairro Santa Bárbara) e a Nós - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente (Bairro Santa Bárbara).
Nas últimas duas instituições, eleitos e direções falaram sobre as valências e serviços prestados à população, a necessidade de aumentar os apoios protocolados e a importância do trabalho em parceria no sentido de conseguir dar uma resposta mais eficaz aos utentes.

Fonte - CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário