quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Apoios da Segurança Social às IPSS atribuídos por concursos públicos




Os apoios da Segurança Social às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) passarão a ser atribuídos, a partir de 2017, via concursos públicos, para aumentar a transparência.
A revelação foi feita esta quarta-feira, em Baião, pelo ministro do Trabalho e da Segurança Social Vieira da Silva, numa reunião com representantes de instituições sociais do concelho.
"Os novos acordos ou alargamentos de acordos existentes serão sujeitos, não a decisões discricionárias, mas um concurso público. Até agora a decisão era discricionária, porque não são públicos os critérios que levam a dizer que se celebra o acordo com esta instituição e não se celebra com aquela", disse o ministro.
Vieira da Silva justificou a alteração com o facto de haver instituições com a mesma capacidade instalada, mas que têm acordos diferentes relativamente ao número de utentes em determinada valência, situação que, previu, o Governo se propõe corrigir de forma gradual a partir de 2017.
Vieira da Silva explicou que os critérios do concurso serão previamente discutidos com as confederações do setor social, acrescentando que para cada ano haverá uma determinada verba à qual as instituições do setor social se poderão candidatar.
Os critérios segundo o ministro terão em conta a cobertura de determinada valência em cada território, em função das respostas sociais existentes, mas também a fragilidade social das instituições. "Esse compósito de critérios servirá de seriação das instituições que terão prioridade nesse apoio para novos acordos. As mudanças não se aplicam aos acordos já em vigor. Isto não põe em causa os milhares de acordos que existem", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário