sexta-feira, 8 de março de 2013

07-03-2013 16:32 | Norte

Mais de metade das 149 instituições de apoio social do Alto Minho são da Igreja

Mais de metade das 149 instituições que prestam apoio social nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo dependem diretamente da Igreja, indicam números hoje divulgados.
Segundo dados da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), 91 das 149 instituições que trabalham no apoio social no Alto Minho estão sob alçada da Igreja.
O presidente da CNIS refere que em dois dos concelhos do Alto Minho, casos de Vila Nova de Cerveira e Melgaço, as instituições da Igreja são mesmo as únicas a prestar apoio social direto às populações, nomeadamente pelas misericórdias ou centros sociais.
"Já em todo o país, 41% das respostas sociais são da Igreja, segundo um estudo que fizemos. Mas, muitas das restantes, não sendo de direção canónica são de inspiração cristã", explicou o padre Lino Maia, durante as jornadas promovidas hoje pela diocese de Viana do Castelo sobre o "Estado Social e Sociedade Solidária".
Segundo a CNIS, o orçamento das 4.747 instituições de apoio social ronda este ano os 3 mil milhões de euros, empregando estas 250 mil pessoas. Contudo, deste montante, "apenas" 42% - 1,3 mil milhões de euros -, é assegurada com dinheiros públicos, o que para aquele responsável "é manifestamente insuficiente" para as necessidades atuais.
in PORTO CANAL

Sem comentários:

Enviar um comentário